Pular para o conteúdo | Acessibilidade | Redes Sociais | Meu SIGUE (SIGUE Jovem) | SIGUE Administrativo | Webmail | Contato |  

Você está em: Página InicialNotícias › Escotismo: uma família mundial  

10/06/2010 18:26:57

Escotismo: uma família mundial

Escotismo: uma família mundial O Escotismo é conhecido por sua camaradagem e também por sua empatia para com aqueles em situações difíceis. Vimos escoteiros se mobilizarem rapidamente para dar uma mão em situações como a do tsunami no Sudeste Asiático e, mais recentemente, no rescaldo do terremoto no Haiti. Entretanto, a ajuda escoteira vem de diversas maneiras, não apenas após catástrofes ou pedidos de socorro.

O Escotismo cria laços que se estendem por todo o mundo, criando assim uma rede global de irmãs e irmãos escoteiros. Podemos relatar muitas histórias de escoteiros que ajudaram em situações de desastre, mas também há histórias que retratam o espírito de irmandade desenvolvida entre os escoteiros.

Isabel foi escoteira durante muitos anos. Ela faz parte do Grupo Escoteiro do Ar São Vicente (234/SP). Em abril, ela e duas colegas estavam viajando a trabalho para Taipei, Taiwan, e o voo tinha uma conexão em Amsterdã. Foi bem no período em que o vulcão Eyjafjallajökull (Islândia) estava em erupção e expelindo nuvens de cinzas pela Europa, causando o fechamento de diversos aeroportos. Presas em Amsterdã, com todos os hotéis lotados devido ao cancelamento de diversos vôos, Isabel e suas colegas não tinham idéia do que fazer.

A mãe de Isabel lembrou imediatamente que o Movimento Escoteiro é uma organização mundial. Ela ligou para a chefe escoteira de Isabel, que através de seus contatos, conseguiu colocá-la em contato com o escritório regional da UEB, em São Paulo e, finalmente, em conexão com o Comissário Internacional da UEB, Fernando Brodeschi. Explicando a situação para ele, o comissário contatou o Secretário Internacional do Escotismo da Holanda, senhora Evert Bor, que rapidamente enviou alguém para ir buscar as três meninas no aeroporto.

As meninas passaram o dia seguinte no Scoutcentrum Buitenzorg em Baarn, onde dormiram e se alimentaram. Elas permaneceram no centro por mais alguns dias até a reabertura do aeroporto.

Sempre que há uma necessidade, escoteiros de todo o mundo podem ser encontrados fazendo a sua parte. É desnecessário dizer que Isabel e as famílias de suas amigas são gratas pela ajuda que receberam do Escotismo Holandês.

Estas ações mostram o espírito escoteiro e também refletem perfeitamente as palavras da Promessa Escoteira: "... ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião..."


Sempre Alerta Eletrônico

RECEBA O SEMPRE ALERTA!

Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico?
Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!

E-mail:
   
 
  

Abra um Grupo Escoteiro

Que tal abrir um Grupo Escoteiro no seu bairro e oferecer as crianças e jovens dos arredores uma alternativa saudável e educativa para os seus finais de semana?

Saiba o que você deve fazer para abrir um Grupo Escoteiro.

  

Escoteiros perto de você

Atualmente existem Grupos Escoteiros espalhados pelos quatro cantos do Brasil e você pode encontrá-los com a ajuda deste site.

Selecione o seu estado e encontre o Grupo Escoteiro mais próximo da sua casa.

Se desejar, clique aqui e navegue através de um mapa do Brasil.


UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL
Rua Coronel Dulcídio, 2107 - Bairro Água Verde
CEP 80250-100 - Curitiba - Paraná - Brasil
Tel.:(41) 3353-4732 • Fax: (41) 3090-7928
           Escoteiros do Brasil está no Facebook.      Escoteiros do Brasil - @Escoteiros      Escoteiros do Brasil
Organização Mundial do Movimento Escoteiro